top of page
12, 13 e 19 de DEZEMBRO, 2025
5h/dia

Pós curso - Mentoria com as professoras e envio do vídeo para certificação
foto.png

NBO

NOVA TURMA

NEWBORN BEHAVIOR OBSERVATIONS SYSTEM

BOSTON • LONDRES • RIO
COMPREENDENDO A COMUNICAÇÃO DO BEBÊ
Reunião da equipe virtual
ONLINE
zoom-1024.png
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
LOGO_NBO.png
Boston_Childrens_Hospital_logo.png
Harvard_Medical_School.png
cursos-bayley-brasil.png

OTIMIZE O SEU TRABALHO COM OS RECÉM-NASCIDOS! 

O sistema de observações comportamentais do recém-nascido (NBO) é uma ferramenta clínica que oferece informações individualizadas aos pais sobre suas estratégias de comunicação com o recém-nascido com vistas a fortalecer a relação pais-filhos. Através da técnica NBO, os pais passam a conhecer melhor seus filhos e o veem como indivíduo e aprendem a reagir à criança de modo que satisfaça suas exclusivas necessidades de desenvolvimento. 

O desenvolvimento do NBO foi inspirado por quase quarenta anos de experiência trabalhando com Berry Brazelton e a Escala de Avaliação Comportamental Neonatal (NBAS) (Brazenton, 1973; Brazentol e Nugent, 1995, 2011; Nugent, 1985; Nugent e Brazelton, 1989, 2000). No entanto, não é um exame ou um teste, mas um conjunto de observações compartilhadas destinadas a ajudar o médico e os pais juntos, a observarem as capacidades comportamentais do bebê e identificarem o tipo de apoio de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. O NBO é, portanto, inerentemente interativo e centrado na família, para que os pais sejam envolvidos como parceiros na sessão do NBO. O médico mantém uma postura colaborativa em relação aos pais durante a sessão, que termina como o médico e os pais desenvolvendo um plano conjunto de cuidados com o bebê, identificando as técnicas mais prováveis para promover a interação pai-bebê positiva.

O NBO é guiado especialmente pelo princípio de que a qualidade das experiências iniciais impulsiona o desenvolvimento do cérebro e os resultados funcionais. Pode ser usado para apoiar os pais em um momento em que as próprias bases para o funcionamento parental estão sendo estabelecidas.

A técnica NBO pode ser facilmente integrada a diversas práticas clínicas e é usada em hospitais, clínicas ou ambientes preparados para a sessão. Pode ser utilizado por pediatras, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, parteiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, especialistas em desenvolvimento infantil, como por ex. em amamentação, profissionais que oferecem apoio por meio de consultas e acompanhamento em casa.

Em uma série de estudos observacionais não randomizados, o NBO foi associado a um maior envolvimento mãe-bebê, uma maior compreensão das pistas de comunicação do bebê, níveis aumentados de confiança entre os pais, percepções parentais positivas de suas interações com seus bebês de alto risco, níveis aumentados de envolvimento do pai e maior confiança percebida e mentalização do profissional aprimorada entre os prestadores de serviços no trabalho com recém-nascidos de baixo e alto risco e suas famílias (Simkin-Tran et al., 2020; Alvarez-Gomez, 2014; Appleton, Nickell, e Nicolau, 2016; Cheetham e Hanssen, 2014; Holanda e Watkins, 2015; Hawthorne e Nicolau, 2017; Kashiwibara, 2012; Nugent e Alhaffer, 2006; Sanders e Buckner, 2006; Savage-McGlynn e Hawthorne, 2014). 

CURSO
12, 13 e 19/DEZ 2025
5h/dia
MENTORIA E ENVIO DO VÍDEO PARA CERTIFICAÇÃO
Certificados emitidos pelo Brazelton Institute Boston Children’s Hospital
bg-feridas2019.jpg
INSTRUTORAS
LOGO_NBO.png
bg-feridas2019.jpg
Lise Johnson-500px.jpg
LISE C. JOHNSON
Boston, EUA

Dra. Johnson é Pediatra, Professora de Pediatria da Harvard Medical School e Chefe do Setor de Pediatria Neonatal, Brigham and Women's Hospital em Boston, EUA. Antes de focar seu trabalho clínico e ensino em recém-nascidos, trabalhou por 10 anos como pediatra na área metropolitana de Boston.

 

Integra o NBO em sua prática com recém-nascidos e suas famílias e em seu treinamento de residentes e estudantes de medicina.

Boston_Childrens_Hospital_logo.png
Harvard_Medical_School.png
bg-feridas2019.jpg
Jessica Boyatt.jpeg
JESSICA BOYATT
Boston, EUA

Dra. Jessica Boyatt cresceu nos Estados Unidos, no México e no Chile, e é fluente em espanhol. Atua como neuropsicóloga clínica, psicoterapeuta e professora, além de realizar, de forma voluntária, avaliações neuropsicológicas em espanhol para refugiados e solicitantes de asilo em parceria com a Physicians for Human Rights.

Em janeiro de 2022, fundou a Quetzalli Zephyr, com o objetivo de promover colaborações equitativas em prol da saúde psicológica ao longo de todas as fases da vida. Já em 2023, liderou a criação do primeiro programa de treinamento em espanhol do Newborn Behavioral Observations (NBO™).

Sua trajetória acadêmica inclui a graduação em Estudos Latino-Americanos, com láurea Magna Cum Laude, pela Brown University; o mestrado em Fotografia pela Ohio University, período em que recebeu a Leica Medal of Excellence como estudante do ano pelo projeto African Americans in Appalachia; e o doutorado em Psicologia Clínica, com a tese The Relational Synapse, que estabelece uma ponte entre as pesquisas sobre o sistema de neurônios-espelho e a teoria psicanalítica relacional.

Boston_Childrens_Hospital_logo.png
Harvard_Medical_School.png
bg-feridas2019.jpg
CURADORIA e ORGANIZAÇÃO
daniela-carim.jpg
DANIELA CARIM
Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Psicobiologia pela UNIFESP. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2004. Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (entre 2004 a 2018). Supervisora no Setor de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (entre 1999 a 2018). Atualmente, tutora oficial das Escalas Bayley III pela Pearson Clinical Brasil e possui mais de 1000 alunos treinados nas Escalas Bayley.

Aprofundou-se nos estudos da avaliação do bebê e da criança com a Prof. Betty Hutchon, treinadora oficial da Bayley III pela Pearson UK desde 1994. Além de concluir o segundo curso da Bayley III com a Prof. Betty em Londres, foi convidada a tornar-se uma tutora reconhecida pela Pearson. Em treinamento, além dos vídeos supervisionados, acompanhou a Prof. Betty nos seus últimos três cursos no Brasil realizados em São Paulo, Brasília e Recife.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Neuropsicológica, Transtornos do Desenvolvimento e Aprendizagem, Atenção Precoce.

bg-feridas2019.jpg
FACILITADORA CERTIFICADA
WhatsApp Image 2025-09-26 at 15.48_edited.jpg
Gabriella Conte
São Paulo, Brasil

Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica.

• Mestra em Ciências/Neurologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM/UNICAMP).

• Certificada em NBO pela Harvard Medical School Teaching Hospital / Boston Children Hospital / Brazelton Institute

 

Atuação:

• Clínica - acompanhamento psicológico e avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes. Orientação de pais. Orientação de escola. Supervisão clínica para psicólogos e Neuropsicólogos.

• Docência - professora da pós-graduação da Puc-Campinas e Puc-Paraná

CONTEÚDO DO TREINAMENTO
  • Sessão de vídeo e início das reflexões;

  • Introdução;

  • História, conteúdo e utilização da técnica NBO (metas e objetivos do treinamento);

  • Revisão teórica;

  • Passo a passo da técnica;

  • Lendo dicas comportamentais: regulação e desregulação;

  • Construção do relacionamento;

  • Observações e análises;

  • Registros das observações;

  • Virtual NBO – prática com boneca com dramatização em pares;

  • A criança desafiadora (a challenging child);

  • Implementação: oportunidades, desafios e encaminhamentos facilitadores;

  • Fórum aberto e finalização reflexiva;

  • Questionários pós treinamento;

  • Pós-curso: mentoria e certificação.

foto.png

Após o curso, os alunos participarão da mentoria online em diferentes momentos, avaliarão cinco bebês na sua região e, enviarão o vídeo para análise. Após análise dos vídeos será conferido o certificado.

UM PANORAMA GERAL SOBRE O TREINAMENTO EM NBO

1º Passo: Concluir o Pré-curso

 

2º Passo: 3 dias de Treinamento em NBO

 

3º Passo: Estudar o Manual sobre NBO e formulários de registro

 

4º Passo: Pratique até sentir-se confortável em administrar a observação e, então, aplique a técnica NBO em pelo menos cinco famílias; atualizações e reflexões sobre a prática em um mês e depois, em três meses

 

5º Passo: Devolva os Questionários para os Pais e formulários de registro da NBO completos

 

6º Passo: Emissão do Certificado de Conclusão de Curso

DICAS PARA A PRÁTICA DA NBO
  • Comece o quanto antes!

  • Pratique com um bebê conhecido e pais conhecidos

  • Pratique com um colega

  • Pratique trechos separados da NBO

  • Pratique a NBO “inteira”

  • Pratique a administração sem a presença dos pais

  • Seja honesto ao revelar que você está trabalhando em suas habilidades de observação

INSCRIÇÃO

R$ 2.860,00

foto.png
bottom of page