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Pré-curso 19h às 20h30
Curso 9h às 14h
Pós curso - Mentoria com as professoras e envio do vídeo para certificação
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NBO

NOVO CURSO

NEWBORN BEHAVIOR OBSERVATIONS SYSTEM

BOSTON • LONDRES • RIO
COMPREENDENDO A COMUNICAÇÃO DO BEBÊ
Reunião da equipe virtual
ONLINE
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TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
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OTIMIZE O SEU TRABALHO COM OS RECÉM-NASCIDOS! 

O sistema de observações comportamentais do recém-nascido (NBO) é uma ferramenta clínica que oferece informações individualizadas aos pais sobre suas estratégias de comunicação com o recém-nascido com vistas a fortalecer a relação pais-filhos. Através da técnica NBO, os pais passam a conhecer melhor seus filhos e o veem como indivíduo e aprendem a reagir à criança de modo que satisfaça suas exclusivas necessidades de desenvolvimento. 

O desenvolvimento do NBO foi inspirado por quase quarenta anos de experiência trabalhando com Berry Brazelton e a Escala de Avaliação Comportamental Neonatal (NBAS) (Brazenton, 1973; Brazentol e Nugent, 1995, 2011; Nugent, 1985; Nugent e Brazelton, 1989, 2000). No entanto, não é um exame ou um teste, mas um conjunto de observações compartilhadas destinadas a ajudar o médico e os pais juntos, a observarem as capacidades comportamentais do bebê e identificarem o tipo de apoio de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos. O NBO é, portanto, inerentemente interativo e centrado na família, para que os pais sejam envolvidos como parceiros na sessão do NBO. O médico mantém uma postura colaborativa em relação aos pais durante a sessão, que termina como o médico e os pais desenvolvendo um plano conjunto de cuidados com o bebê, identificando as técnicas mais prováveis para promover a interação pai-bebê positiva.

O NBO é guiado especialmente pelo princípio de que a qualidade das experiências iniciais impulsiona o desenvolvimento do cérebro e os resultados funcionais. Pode ser usado para apoiar os pais em um momento em que as próprias bases para o funcionamento parental estão sendo estabelecidas.

A técnica NBO pode ser facilmente integrada a diversas práticas clínicas e é usada em hospitais, clínicas ou ambientes preparados para a sessão. Pode ser utilizado por pediatras, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, parteiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, especialistas em desenvolvimento infantil, como por ex. em amamentação, profissionais que oferecem apoio por meio de consultas e acompanhamento em casa.

Em uma série de estudos observacionais não randomizados, o NBO foi associado a um maior envolvimento mãe-bebê, uma maior compreensão das pistas de comunicação do bebê, níveis aumentados de confiança entre os pais, percepções parentais positivas de suas interações com seus bebês de alto risco, níveis aumentados de envolvimento do pai e maior confiança percebida e mentalização do profissional aprimorada entre os prestadores de serviços no trabalho com recém-nascidos de baixo e alto risco e suas famílias (Simkin-Tran et al., 2020; Alvarez-Gomez, 2014; Appleton, Nickell, e Nicolau, 2016; Cheetham e Hanssen, 2014; Holanda e Watkins, 2015; Hawthorne e Nicolau, 2017; Kashiwibara, 2012; Nugent e Alhaffer, 2006; Sanders e Buckner, 2006; Savage-McGlynn e Hawthorne, 2014). 

PRÉ-CURSO
19H ÀS 20H30
CURSO
9H ÀS 14H
MENTORIA E ENVIO DO VÍDEO PARA CERTIFICAÇÃO
Certificados emitidos pelo Brazelton Institute Boston Children’s Hospital
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PROFESSORAS
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BETTY HUTCHON
Londres, Reino Unido

Qualificou-se como terapeuta ocupacional em 1978 e recebeu um Doutorado em Ciências, pela Ulster University em julho de 2016, por seu trabalho pioneiro no acompanhamento do neurodesenvolvimento de bebês prematuros e de alto risco.

Chefe de terapia ocupacional infantil e fisioterapia para o Royal Free Hampstead NHS Trust, além de ser consultora-terapeuta do neurodesenvolvimento no University College London Hospital.

 

Treinadora internacional para a Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil, Betty fez parte da equipe de desenvolvimento e consultoria da Bayley 4. Além de fornecer treinamento, aconselhamento e consultoria para muitos grupos clínicos e de pesquisa em todo o mundo.

 

Trabalhou com o falecido Dr. Brazelton, na Universidade de Harvard e no Hospital Infantil de Boston por muitos anos. Em 1997, fez parte de uma pequena equipe que criou o Brazelton Centre UK - uma instituição de caridade registrada. Betty é uma treinadora master para o NBAS e NBO. Certificada ‘NIDCAP’ em 1996 – sendo a 2ª pessoa no Reino Unido a se qualificar no NIDCAP naquela época.

 

Concluiu um extenso treinamento em avaliação neurológica Prechtl (avaliação geral do movimento), técnica altamente confiável para a avaliação de movimentos espontâneos em bebês prematuros e muito jovens. É o teste mais preditivo disponível para crianças pequenas para detectar paralisia cerebral.

 

Betty é co-autora do curso de grande sucesso - ‘Avaliação e intervenção precoce para bebês e crianças pequenas’. Desde que co-escreveu o conteúdo deste curso de 6 dias, Betty treinou mais de 1000 fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e médicos em todo o mundo em avaliação e intervenção precoce.

Suas publicações incluem vários capítulos em vários livros didáticos, incluindo ‘Terapia Ocupacional na NICU’ em Terapia Ocupacional na Infância (Chia & Howard) e um capítulo sobre ‘Intervenções Precoces com Bebês e Famílias’ em O Recém-nascido como uma Pessoa (Nugent e Brazelton).

 

Betty foi premiada com três prêmios de mérito de destaque durante seu tempo no Royal Free. Recentemente, recebeu o Prêmio Pioneiro em Terapia Neonatal concedido pela NANT (Associação Nacional de Terapeutas Neonatais (EUA).

 

Foi convidada pela Action Cerebral Palsy para dar evidências sobre a identificação precoce da paralisia cerebral em um comitê especial no Parlamento Britânico. Sua contribuição está documentada no relatório final publicado em 2015.

 

Betty fez parte de uma equipe altamente especializada de profissionais e acadêmicos que trabalharam nas diretrizes do NICE para o acompanhamento do desenvolvimento de bebês prematuros publicadas em 2017. A diretriz está disponível para visualização em https://www.nice.org.uk/guidance/ng72

 

Ela também fez parte do Royal College of Occupational Therapists recentemente publicado normas para a prática neonatal - ‘Terapia Ocupacional em serviços neonatais e intervenção precoce’,

(https://www.rcot.co.uk/practice-resources/rcot-publications/downloads/neonatal-services).

 

Betty se apresentou em muitas conferências nacionais e internacionais em todo o mundo, incluindo ser convidada a se apresentar como oradora principal na European Academy of Childhood Disability. Betty apresentou-se com a Dra. Joanna Hawthorne, Cambridge, no WAIMH (Associação Mundial de Saúde Mental Infantil) em junho de 2014 e novamente em maio de 2016. Na mesma conferência, ela também apresentou-se com a Dra. Connie Keefer do Hospital Infantil de Boston e da Universidade de Harvard.

 

Betty estava envolvida no estudo The Peacock PLOS ONE e o artigo agora está disponível (acesso aberto) em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24505327

 

Sua paixão atual é seu trabalho com a equipe Ei SMART defendendo uma abordagem transdisciplinar baseada em evidências para a intervenção precoce. www.eismart.co.uk.

Seu artigo recente, publicado em dezembro de 2019, DMCN (Programas de intervenção precoce para bebês com alto risco de desfecho neurodesenvolvimento atípico: Hutchon et al) e seu podcast estão disponíveis no youtube.

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LISE C. JOHNSON
Boston, EUA

Dra. Johnson é Pediatra, Professora de Pediatria da Harvard Medical School e Chefe do Setor de Pediatria Neonatal, Brigham and Women's Hospital em Boston, EUA. Antes de focar seu trabalho clínico e ensino em recém-nascidos, trabalhou por 10 anos como pediatra na área metropolitana de Boston.

 

Integra o NBO em sua prática com recém-nascidos e suas famílias e em seu treinamento de residentes e estudantes de medicina.

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ORGANIZADORA
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DANIELA CARIM
Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Psicobiologia pela UNIFESP. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2004. Coordenadora do Curso de Especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (entre 2004 a 2018). Supervisora no Setor de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (entre 1999 a 2018). Atualmente, tutora oficial das Escalas Bayley III pela Pearson Clinical Brasil e possui mais de 1000 alunos treinados nas Escalas Bayley.

Aprofundou-se nos estudos da avaliação do bebê e da criança com a Prof. Betty Hutchon, treinadora oficial da Bayley III pela Pearson UK desde 1994. Além de concluir o segundo curso da Bayley III com a Prof. Betty em Londres, foi convidada a tornar-se uma tutora reconhecida pela Pearson. Em treinamento, além dos vídeos supervisionados, acompanhou a Prof. Betty nos seus últimos três cursos no Brasil realizados em São Paulo, Brasília e Recife.

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Neuropsicológica, Transtornos do Desenvolvimento e Aprendizagem, Atenção Precoce.

CONTEÚDO DO TREINAMENTO
  • Sessão de vídeo e início das reflexões;

  • Introdução;

  • História, conteúdo e utilização da técnica NBO (metas e objetivos do treinamento);

  • Revisão teórica;

  • Passo a passo da técnica;

  • Lendo dicas comportamentais: regulação e desregulação;

  • Construção do relacionamento;

  • Observações e análises;

  • Registros das observações;

  • Virtual NBO – prática com boneca com dramatização em pares;

  • A criança desafiadora (a challenging child);

  • Implementação: oportunidades, desafios e encaminhamentos facilitadores;

  • Fórum aberto e finalização reflexiva;

  • Questionários pós treinamento;

  • Pós-curso: mentoria e certificação.

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Após o curso, os alunos participarão da mentoria online em diferentes momentos, avaliarão cinco bebês na sua região e, enviarão o vídeo para análise. Após análise dos vídeos será conferido o certificado.

UM PANORAMA GERAL SOBRE O TREINAMENTO EM NBO

1º Passo: Concluir o Pré-curso

 

2º Passo: 3 dias de Treinamento em NBO

 

3º Passo: Estudar o Manual sobre NBO e formulários de registro

 

4º Passo: Pratique até sentir-se confortável em administrar a observação e, então, aplique a técnica NBO em pelo menos cinco famílias; atualizações e reflexões sobre a prática em um mês e depois, em três meses

 

5º Passo: Devolva os Questionários para os Pais e formulários de registro da NBO completos

 

6º Passo: Emissão do Certificado de Conclusão de Curso

DICAS PARA A PRÁTICA DA NBO
  • Comece o quanto antes!

  • Pratique com um bebê conhecido e pais conhecidos

  • Pratique com um colega

  • Pratique trechos separados da NBO

  • Pratique a NBO “inteira”

  • Pratique a administração sem a presença dos pais

  • Seja honesto ao revelar que você está trabalhando em suas habilidades de observação

INSCRIÇÃO

R$ 2.860,00  (+ R$ 228,80 taxa)

Opções de parcelamento em até 12x no cartão.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
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